sexta-feira, 13 de julho de 2012

DINHEIRO MAL GANHO, DINHEIRO MAL GASTO

Há um antigo ditado que encerra uma grande verdade: "Dinheiro mal ganho, dinheiro mal gasto". Vou interpretá-lo espiritualmente.

Existem vários tipos de investimentos, como a Bolsa de Valores, o aumento ou a diminuição do preço das mercadorias, as apostas em corridas de cavalos, etc. De todos eles, o mais representativo é a Bolsa de Valores, e por isso vou me deter em sua análise.

Na época em que eu era agnóstico, lancei mão desse investimento. Durante alguns anos vendi e comprei ações, mas acabei tendo um grande prejuízo. Naturalmente, esse também foi um dos motivos que me levaram a entrar para a vida religiosa. Além disso, os conhecimentos que adquiri sobre o lado espiritual da questão, mostraram-me que jamais se deve fazer tal tipo de investimento. Gostaria, portanto, que as pessoas interessadas na Bolsa de Valores não deixassem de ler este artigo.

É costume dizer-se que, na Bolsa de Valores, cem pessoas perdem para uma lucrar, e é exatamente assim. Não existe, entretanto, uma só pessoa que, tendo-se tornado multimilionária da noite para o dia, consiga conservar essa fortuna por muito tempo. Além disso, quem tem grandes ganhos é quem mais perde; quanto mais a pessoa lucra, é como se em seu caminho existisse um precipício a esperá-la. Espiritualmente, a explicação é a seguinte:

A grande maioria das pessoas que perdem na Bolsa de Valores sente-se decepcionada, inconformada, querendo de qualquer jeito recuperar o dinheiro perdido. Conseqüentemente, esse ressentimento converge para a pessoa que lhes sugou o dinheiro, mas, como não sabem quem é, nem onde reside, acaba convergindo, naturalmente, para a Bolsa de Valores e se acumula nas notas de dinheiro. Analisando espiritualmente, no dinheiro que circula na Bolsa de Valores imprime-se, nesse momento, a imagem do ódio, do rancor, do ressentimento de milhares de pessoas. Como essas imagens e as próprias pessoas prejudicadas estão ligadas por um elo espiritual, o desejo que elas têm de recuperar o dinheiro perdido continuamente está puxando esse dinheiro. Por isso, ele nunca permanece muito tempo nos cofres da pessoa que o ganhou. Um dia, ele é puxado, e a pessoa sofre um grande prejuízo, ficando sem um vintém.

Isso não ocorre apenas nos investimentos, mas em tudo que se relacione com dinheiro. Por exemplo: quando as riquezas são obtidas de forma ilícita; quando não se dá a alguém, intencionalmente, o dinheiro que se deveria ter dado, quando não se paga uma dívida e em outras situações. Em tais oportunidades, a pessoa lesada fica furiosa, e, como no caso da Bolsa de Valores, aquele que a lesou fatalmente perderá dinheiro.

Outro fato que se precisa saber é que, desde os tempos antigos, muitos prédios religiosos ficaram reduzidos a cinzas em conseqüência de incêndios. Parece impossível que templos, relicários, santuários e outras construções realizadas com recursos puros sejam destruídos dessa forma. Mas existe um motivo. É que, por ocasião de se angariarem fundos para construí-los, forçou-se a situação. Às vezes, determina-se uma quantia para os membros ou igrejas filiais, que são forçados a colaborar. Mas é uma atitude errada. Tratando-se de ofertas em dinheiro para a Obra Divina, o correto é que a quantia seja determinada pela livre e espontânea vontade da pessoa. Só quando se faz uma oferta com alegria e satisfação é que o dinheiro se torna realmente puro. Outro fator importante é que as construções religiosas devem ser utilizadas de acordo com a Vontade de Deus; não se deve fazer coisas erradas, que as impregnem de máculas, caso contrário elas receberão o batismo do fogo.

Voltando ao caso da Bolsa de Valores, quando o objetivo não for o de lucrar com as cotações, trata-se de um bom investimento. Está muito certo comprar ações visando os juros, isto é, os dividendos; não representa "comprar" nenhuma espécie de rancor. Pelo contrário, é um investimento muito útil ao desenvolvimento da indústria e deve ser bastante incentivado.

Meishu Sama em 25 de junho de 1949.

Nenhum comentário:

Postar um comentário